Você sabe o que é o BOPIS? Conheça essa nova estratégia do varejo

O BOPIS tem aparecido como uma estratégia de grande valor para as empresas que contam tanto com unidades de varejo quanto com e-commerce. A integração das operações gera uma série de vantagens que podem ser aproveitadas nas duas frentes: física e digitalmente. Cada vez mais comum, o BOPIS tem passado por otimizações e já é um sucesso.

Neste post, você entenderá melhor o que é essa estratégia, como ela é desenvolvida e quais as principais vantagens colhidas pelos varejistas. Confira!

O que é o BOPIS

A sigla inglesa para “Buy Online, Pick-up in Store” quer dizer “Compre Online, Busque na Loja”. O nome autoexplicativo mostra objetivamente do que se trata essa estratégia.

Cada vez mais varejistas têm dado a opção de fechar todo o processo pela internet. Dessa forma, o cliente pode buscar seu produto em uma unidade física no melhor dia. Entretanto, o BOPIS vai além de um simples recurso de conveniência.

A era digital trouxe muitas comodidades e facilidades para os e-consumidores. Ir até um varejo físico é um hábito menos comum, mas não extinto. Porém, o trabalho para aumentar esse fluxo de pessoas passa por estratégias como essa. A intenção tornar a experiência de ida às lojas interessante novamente, nem que seja para completar um pedido feito online.

O BOPIS é uma prática que equilibra a importância dos dois tipos de negócio: físico e pela internet. Quando um depende do outro, como uma opção, o engajamento tende a aumentar. Se ao chegar ao estabelecimento para fazer sua retirada o cliente tiver uma boa experiência, da próxima vez ele pode ir direto lá. Nesse processo, online e presencial são fortalecidos.

O funcionamento dessa estratégia

O BOPIS atende tanto a questão do engajamento quanto do volume de vendas. Proporcionar uma facilidade a mais faz muita diferença na avaliação do consumidor diante da experiência de compra. Se ele quer o produto mais rápido, por exemplo, já elimina etapas logísticas de preparação e, principalmente, de envio do seu item.

Esse processo também gera economia, pelo fato de não precisar pagar frete. O valor pago pelo envio é um dos principais fatores que influenciam a taxa de abandono de carrinho dos e-commerce, e ainda é algo que as empresas pouco podem fazer. Nesse caso, o BOPIS é uma alternativa a mais para quem tem a disponibilidade de buscar na loja.

O sampling dentro da estratégia de BOPIS

Ao dar ao cliente a opção de retirar fisicamente, é criada uma nova oportunidade de consumo. Embora as chances de a empresa conquistar uma nova venda cresçam, tudo depende do mix de produtos que ela oferece. Nesse momento, as ações de sampling têm muito potencial para conseguir melhores resultados.

Quando o consumidor chega ao estabelecimento e é surpreendido com uma experiência diferenciada, a probabilidade de isso gerar uma nova venda aumenta. Para obter sucesso, no entanto, é fundamental trabalhar em ações de sampling eficientes e alinhadas ao que o consumidor da marca busca.

O sampling na etapa de finalização nada mais é do que a otimização em níveis máximos da prática de omnichannel. O produto é oferecido online, sua entrega pode ser física e, se o consumidor assim optar, chegará ao estabelecimento e terá uma experiência que pode render mais vendas.

Uma startup vem se destacando nesse trabalho de otimização do omnichannel no varejo: a Neomode.

As 5 vantagens de oferecer a opção de comprar online e retirar na loja

O BOPIS traz vantagens concretas e muito fáceis de serem percebidas. Do crescimento do varejo físico à valorização do e-commerce, essas possibilidades podem ser estrategicamente aproveitadas. A seguir, conheça as 5 principais vantagens.

1. Estoques otimizados

A busca por estoques otimizados é ampla e quase que unânime em todos os varejos. O BOPIS consegue isso graças à possibilidade de integração. O trabalho também acontece mais facilmente, uma vez que processos logísticos de separação e de envio são reduzidos cada vez mais.

2. Fortalecimento do e-commerce

O e-commerce tem se fortalecido, mas ainda há bastante resistência com esse tipo de transação. Você viu a influência do preço do frete nesse sentido, algo que o BOPIS elimina. Com a opção de retirar fisicamente, o volume de vendas nas lojas online tende a aumentar e, assim, a empresa se torna mais competitiva nas duas frentes.

3. Comodidade ao consumidor

O varejo já entendeu que atualmente o Customer Centric Marketing rege as estratégias da empresa. Trata-se de uma proposta simples: foco no consumidor. Em meio a isso, o bem-estar é fundamental, e a comodidade torna a experiência mais completa. Retirar onde quiser é uma liberdade que faz muita diferença e que é bem avaliada pelo cliente.

4. Maior engajamento

O engajamento é obtido logo que o consumidor percebe que o varejista se preocupa em lhe garantir o melhor. Poder escolher entre receber e retirar é uma alternativa simples, mas muito vantajosa. Como resultado, o público ganha simpatia pela loja, em um processo que precisa ser fortalecido também no momento de ida até o estabelecimento.

5. Possibilidade de apresentar novos produtos

Conhecendo bem o público, é possível direcionar novas oportunidades de compra no momento de retirada na loja. Se bem-sucedida, essa estratégia resultará em novas vendas. Nesse ponto, as ações de sampling são imprescindíveis e devem ser realizadas com excelência.

A forma como o consumidor utiliza o BOPIS

A prática de BOPIS tem crescido de modo considerável. Para você ter ideia, 67% dos consumidores estão aderindo à possibilidade de comprar online e retirar fisicamente. A comodidade é um fator que faz muita diferença ao proporcionar uma experiência, e isso é cada vez mais claro quando se trata dessa estratégia.

Além da questão do custo de frete, o recurso tem a ver com possibilidades relacionadas ao cotidiano. Para alguns, é possível comprar em um dia e retirar no outro fisicamente, já que muitas lojas se encontram em regiões centrais, onde geralmente essas pessoas trabalham.

Há também a questão ligada aos novos hábitos do consumidor 3.0, cada vez mais exigente. Poder retirar o produto mais rápido, sem ter que esperar a entrega, é uma vantagem de grande destaque. Essa é uma experiência muito bem avaliada e com grande poder de engajamento.

O consumidor já considera o BOPIS como uma opção concreta, o que demanda que as varejistas se adaptem a essa estratégia. Os esforços valem a pena, diante das vantagens obtidas nesse modelo de venda.

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2018-12-06T16:46:47+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Ana Letícia, 36 anos, arquiteta que tem a publicidade no DNA. Se interessa pelo mundo do varejo, desde o visual merchandising das lojas, tendências de mercado, e tudo que envolve a experiência de consumo. Na Samplify atua na área de Canais, se relacionando com os principais players do varejo.

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