6 tendências de marketing para 2019 que você precisa conhecer!

Para ser um profissional completo e destacar-se no mercado, é preciso conhecer as tendências de marketing para 2019.

Você costuma acompanhar sites e blogs sobre comunicação e tecnologia? Sabe o que pode modernizar no seu negócio para torná-lo cada vez mais interessante e acessível para os seus consumidores? Neste artigo, vamos apresentar as principais tendências de marketing nas quais você precisa ficar de olho e considerar a implementação agora mesmo, aumentando seu diferencial competitivo e transformando a sua empresa em um sucesso. Boa leitura!

1. Comunicação por voz

A comunicação por voz tem sido um assunto muito comentado. Dessa forma, é importante destacar que, no primeiro momento, ela funcionou como a busca por voz, hoje, conhecida por grande parte dos usuários de smartphones.

Cerca de 20% das buscas realizadas no Google são feitas por meio do comando de voz, e trabalhar esse recurso da melhor forma possível, otimizando-o para SEO, é uma tendência crescente, que promete transformar o mercado.

Junto a isso, a comunicação por voz ajuda a abranger várias iniciativas, como a Voozer, que possibilita que as empresas disponibilizem materiais em formato de áudio e tornem-se cada vez mais versáteis para atender seus públicos e suas diversas necessidades.

Um exemplo do uso estratégico da comunicação por voz são artigos de blog, como esse, em que você consegue aproveitar a versão em áudio, facilitando a absorção do conteúdo por parte do leitor e tornando a experiência cada vez mais prática e interessante.

2. Conteúdos e estratégias pensadas para micromomentos

Os micromomentos também são uma tendência de marketing para o novo ano. Esses conteúdos são criados pensando no que chamamos de “marketing de ocasião”, de modo que são trabalhadas ações pontuais, focadas em questões extremamente específicas a respeito do seu consumidor.

Em razão do grande foco, é possível tornar a sua experiência muito marcante, principalmente se considerarmos a personalização da mensagem e a coleta inteligente e estratégica de dados por parte do seu negócio.

Todo dia, o consumidor está envolvido em diversas ações e várias possibilidades. Ir ao supermercado, por exemplo, é uma ação simples e corriqueira na vida dos consumidores. As empresas podem trabalhar esse momento, focando em estratégias no ato do pagamento, oferecendo produtos estratégicos para o seu público, criando recordações e memórias que ajudam esses usuários a lembrarem-se cada vez mais da sua empresa e do que você oferece.

O sampling está englobado nessa tendência, uma vez que ele trabalha justamente a ideia de atrair e conquistar os clientes com base em um momento específico.

Para que as ações de micromomentos sejam bem-sucedidas, é necessário criar pesquisas de mercado, em que você analisa profundamente o seu cliente, além de metrificar todos os passos, para encontrar quais são os momentos de conversão.

Essa estratégia pode realmente trazer resultados incríveis para a empresa, desde que feita estrategicamente, considerando sempre os micromomentos, e não focando em questões muito grandes e abrangentes.

3. Microinfluenciadores

O foco em influenciadores é algo que estamos acompanhando já há algum tempo. No entanto, a tendência para 2019 é o foco em microinfluenciadores. Os influenciadores maiores acabam se tornando pessoas vistas como “compradas” pelo público, e nem sempre as ações são muito eficientes.

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A tendência é focar em influenciadores menores, com um público reduzido, porém mais segmentado, para conseguir resultados expressivos. Uma das vantagens desse investimento é que esses profissionais acabam sendo mais baratos, e a sua taxa de conversão pode ser mais alta, pela credibilidade e pela segmentação do público.

O movimento do marketing está seguindo neste caminho: evitando o foco expressivo no macro e atendendo ao que é micro, específico e cada vez mais segmentado, pensando, principalmente, em ações e contextos mais específicos.

Por isso, os influenciadores micro se tornam tão interessantes. Um exemplo são os influenciadores para o público vegano — um público muito específico e que realmente confia nos microinfluenciadores pode ser uma grande oportunidade para as empresas desse segmento.

Encontre as oportunidades do seu mercado de trabalho e aprenda a trabalhar a comunicação com esses públicos específicos, levando conteúdos de qualidade para pessoas que estão realmente focadas nesses pequenos grupos.

4. Transmissões em tempo real

As lives — transmissões em tempo real — começaram a ganhar espaço em 2018 e prometem estar cada vez mais fortes em 2019. Nesse modelo de conteúdo, são feitos vídeos online em que os usuários fazem perguntas e participam ao vivo, junto ao locutor, tirando dúvidas e interagindo com o conteúdo que está sendo apresentado em tempo real.

Esse tipo de comunicação estreita o relacionamento entre empresa e cliente, trazendo uma comunicação bilateral que aproxima cada vez mais sua marca do público, além de tornar a sua empresa cada vez mais transparente, por meio de uma transmissão sem edição.

Esse tipo de conteúdo ajuda a cativar os consumidores, além de dar novos insights para melhorias e oportunidades para o seu negócio.

5. Fidelização de clientes

A fidelização de clientes se torna cada vez mais necessária. Nesse momento, o senso de proximidade entre empresa e consumidor promete melhorar esses números e tornar os seus clientes cada vez mais satisfeitos e fiéis ao seu negócio.

Para que esse objetivo seja alcançado, lembre-se sempre de trabalhar uma boa comunicação com o seu público, de forma transparente e personalizada, por meio da análise de dados e do uso estratégico dessas informações.

6. Marketing de experimentação

O marketing de experimentação é uma tendência que está crescendo e promete fazer a diferença em 2019. O poder, definitivamente, está nas mãos dos clientes, e, por isso, permita que ele experimente o seu produto ou serviço para fechar negócio.

A vantagem desse tipo de estratégia é que o cliente passa a ter contato com o seu produto ou serviço, podendo usufruir dos seus benefícios. Essa confiança ajuda, também, a melhorar a fidelização de clientes.

Para aperfeiçoar os resultados da sua empresa em 2019, conhecer as tendências de marketing é fundamental. Com todas essas dicas, é hora de analisar quais são as melhores estratégias para colocar em prática no seu negócio e aumentar seus resultados.

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2019-01-21T17:39:03+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Tainah Escocard, 22 anos, Futura Publicitária e Apaixonada por Marketing. Trabalha em alavancar informações e dados para fazer o trabalho tornar-se mais eficiente. Muitas equipes podem enfrentar dificuldades para acessar e gerenciar informações que precisam para desempenhar suas funções de maneira efetiva, para o profissional de marketing ter métricas é essencial para medir as ações. Não existe mais espaço no mercado para o achismo!

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