O que é martech? Entenda como a tecnologia pode potencializar o seu marketing

Você já ouviu falar em Martech? Geralmente, o conceito é associado a empresas que trabalham com inteligência artificial (IA), machine learning e outras formas mais desenvolvidas de tecnologia. No entanto, o termo é muito mais abrangente e, em linhas gerais, está associado a pessoas que atuam com marketing e tecnologia.

Profissionais de marketing digital, por exemplo, desenvolvem trabalhos de Martech. Empresas que usam a tecnologia e promovem seus produtos e serviços de forma estratégica, por sua vez, também contam com o rótulo de organizações Martech. O que essencialmente importa é ter a tecnologia integrada às ações de marketing digital, de forma que ambos contribuem para os resultados de uma marca.

Neste texto, vamos falar sobre o que é Martech e como ele potencializa o marketing nas empresas. Apresentaremos o conceito e falaremos dos seus principais objetivos. Depois, abordaremos sua importância para os negócios, principalmente pela necessidade de integrar tecnologia e marketing. Por fim, destacaremos como a Samplify trabalha o Martech. Confira!

O que é Martech?

Conforme destacamos no início do texto, o termo Martech nasceu da união das palavras marketing e tecnologia. Empresas que aplicam o conceito, portanto, não necessariamente são aquelas que utilizam tecnologias mais avançadas, como machine learning, realidade aumentada e inteligência artificial. O simples fato de digitalizar processos, por exemplo, pode ser considerado algo tecnológico.

Nesse contexto, é válido dizer que o Martech trata de ferramentas e estratégias que os profissionais de marketing digital utilizam para otimizar a performance das mais variadas estratégias de negócios. Com isso, cada vez mais os profissionais de marketing têm de trabalhar mais integrados à área de TI. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo Martech, podemos destacar:

  • gestão do banco de dados da empresa;
  • identificar o que o target da empresa precisa, a fim de ofertar isso no universo de tecnologia do marketing;
  • desenvolver harmonia para ampliar atividades lógicas e, ao mesmo tempo, humanas;
  • aprofundamento em relação aos conhecimentos de marketing, marketing digital e todas suas particularidades.

Qual a importância da união da tecnologia com o marketing?

Você já parou para pensar no número de ferramentas de marketing que você utiliza em seu dia a dia? São plataformas de pesquisas, de redes sociais, de análise de números, de produção de imagens e muito mais.

Para se ter uma ideia do quão grande é esse universo, de acordo com o State of Marketing Technology 2017, atualmente há mais de 3.800 ferramentas de Martech. A título de curiosidade, em 2011 existiam apenas 150, ou seja, o crescimento é descomunal.

Diante de todo esse contexto, podemos destacar que a união é cada vez mais importante para os negócios, principalmente em um momento no qual os hábitos de consumo mudaram, e os clientes se tornaram mais digitais, bem informados e exigentes.

Isso obriga as empresas a abraçarem o Martech, pois ele é essencial para resolver problemas de forma fluida e otimizada, por meio de atividades como o uso da inteligência dos dados de uma maneira tecnológica. Assim, leva-se o marketing para um patamar no qual a intuição e o achismo não têm espaço.

Martech: como a tecnologia potencializa o marketing nas empresas?

Até pouco tempo atrás, os dados vinham, por exemplo, dos feedbacks dos clientes e de alguns testes de marketing. No entanto, com a popularização do Big Data — a grande massa de dados que existe na internet —, o mercado viveu uma verdadeira revolução, pois as empresas começaram a lançar produtos e serviços baseados em informações concretas em vez dos testes experienciais.

Nesse sentido, é importante dizer que as métricas que chegam por meio do Big Data abrem um universo de possibilidades para os negócios testarem suas estratégias. Afinal, esses dados representam uma tomada de decisão muito mais alinhada com as necessidades dos seus consumidores, o que representa um aumento de chances de sucesso e maior competitividade no mercado.

Por conta disso, a tecnologia é crucial para potencializar o marketing e, consequentemente, os resultados nas empresas.

Como a Samplify trabalha o Martech

Para dar um exemplo prático de como uma estratégia de Martech pode ser desenvolvida, vamos destacar a estratégia Samplify em 4 pontos. Confira!

Orçamento

O primeiro ponto é que a Samplify faz o orçamento online. Diferentemente de outras empresas que trabalham com sampling, em que é preciso ter contato humano, na Samplify é possível fazer o orçamento pela web de maneira fácil, rápida e prática.

Isso proporciona autonomia para o usuário no momento do contato com a marca. O cliente pode fazer um planejamento anual e acrescentar ações extras, por exemplo, de forma a acompanhar suas escolhas. Além disso, entre outros ajustes, ele pode querer escolher o canal ou simplesmente deixar que a Samplify escolha.

Plataforma de canais da Samplify

O segundo ponto a ser destacado é a plataforma de canais da Samplify. Além do primeiro contato em que as informações do orçamento são dadas, há uma ferramenta utilizada pelos profissionais da Samplify para fazer o planejamento (pós-briefing) das ações por meio de códigos (planilha específica). Nela, é possível otimizar o orçamento do cliente da melhor forma possível.

Para tanto, a tecnologia auxilia a selecionar os estabelecimentos parceiros da Samplify de acordo com o briefing do novo cliente. Nesse sentido, é realizada a análise de quantos estabelecimentos precisariam para a ação acontecer e sobe-se isso para a plataforma, de forma a identificar quais canais seriam adequados.

Acompanhamento dos clientes

Da mesma forma que existe uma plataforma (interativa e focada na melhor experiência do usuário) para aderência com os canais, há uma tecnologia desenvolvida para o acompanhamento dos clientes. Ela é fundamental para dar segurança aos consumidores de forma verificada e metrificada.

Isso já traz uma ideia de seriedade, uma vez que o usuário acompanha os resultados pelos quais você pagou. Toda semana, por exemplo, uma equipe de auditores faz uma contagem de caixas nos estoques para ver quantas amostras estão sendo distribuídas.

Tudo vai sendo registrado em todos os estabelecimentos e, assim, os clientes vão sendo atualizados. Se são 100 mil amostras grátis, e na primeira semana foram distribuídas 20 mil, o cliente vai acompanhando o escoamento e fica a par de todo processo.

Link to purchase

Por fim, um último recurso muito valioso da Samplify é o link to purchase. Ele não é uma ferramenta digital, mas utiliza informações digitais. Muitas empresas que fazem a contagem de sell in e de sell out, por exemplo, não utilizam a informação com o viés de marketing (como foi a saída do produto, como foi a chegada).

A Samplify pega essas informações e cruza-as em um raio em que as amostras foram distribuídas. Para dar um exemplo: suponhamos que no bairro de Santana aconteceram campanhas em dois estabelecimentos.

As informações são cruzadas, a fim de verificar se houve um aumento na venda onde o produto foi ativado em relação a uma outra região. Isso é essencial para demonstrar para o cliente se suas ações têm resultados em vendas.

O que achou dessas ideias relacionadas ao Martech? Conforme mostramos, trata-se de uma estratégia de inteligência cada vez mais essencial para as empresas conquistarem seus resultados e ganharem mais competitividade no mercado.

Se você achou esse assunto relevante, compartilhe o texto em suas sociais e ajude a disseminar ideias tão importantes para o crescimento do mercado como um todo.

2018-12-19T00:53:34+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Tainah Escocard, 21 anos, Futura Publicitária e Apaixonada por Marketing. Trabalha em alavancar informações e dados para fazer o trabalho tornar-se mais eficiente. Muitas equipes podem enfrentar dificuldades para acessar e gerenciar informações que precisam para desempenhar suas funções de maneira efetiva, para o profissional de marketing ter métricas é essencial para medir as ações. Não existe mais espaço no mercado para o achismo!

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