Marketing automatizado: como implantar com sucesso e aproveitar os resultados

Um dos benefícios mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de criar ações dinâmicas, estratégicas e diferenciadas para se relacionar com o público. Acontece que, para executar todas essas intervenções, é necessário muito tempo para que tudo saia como o planejado.

Por outro lado, atualmente, já temos diversos avanços tecnológicos, dentre eles as ferramentas de automação, que permitem que você trabalhe com o marketing automatizado, otimizando os esforços da sua equipe e tornando o processo de relacionamento com os clientes muito mais rápido, prático e eficaz.

Está interessado em implementar novas estratégias de marketing no seu negócio? Continue a leitura deste post e confira!

O que é marketing automatizado?

Trata-se de uma estratégia de automatização das ações de comunicação da empresa. Nesse contexto, é possível automatizar publicações nas redes sociais, disparo de e-mails e de notificações para os usuários do seu aplicativo e muito mais.

A intenção é melhorar a rotina das equipes de marketing, reduzindo o gasto de tempo em atividades braçais e permitindo que o time consiga ser ainda mais estratégico e analítico.

Com informações valiosas sobre seus consumidores, a automação pode ir além de um simples disparo de e-mails: é possível segmentar quais deles serão enviados para cada pessoa, de acordo com os interesses de seus contatos.

Como a automatização interfere no relacionamento entre empresas e clientes?

O marketing automatizado está diretamente relacionado à relação entre sua empresa e os consumidores. A satisfação do cliente precisa ser prioridade e, para que seu negócio alcance esse objetivo, é preciso criar uma boa comunicação com as pessoas.

A automação de marketing é responsável por transformar essa comunicação em algo muito mais prático, eficaz e assertivo, estreitando os laços e fidelizando os clientes.

Como executar o marketing automatizado?

O marketing automatizado traz diversos benefícios para a empresa, principalmente quando consideramos o relacionamento com o cliente e a otimização de tempo.

Se você está interessado em investir nessa estratégia, a seguir, conheças as dicas para começar sua execução.

Faça um planejamento de ações

O primeiro passo para executar suas estratégias de marketing automatizado é definir um planejamento. Identifique quais ações serão realizadas no setor de comunicação e analise o que é mais interessante automatizar.

O planejamento precisa considerar o seu público-alvo e os diversos subgrupos que podem existir dentro das suas personas.

Faça uma análise de interesses e, aproveitando a possibilidade de segmentação, idealize conteúdos para uma comunicação muito mais segmentada, estratégica e assertiva com o seu público.

Lembre-se, ainda, de garantir um planejamento que também tenha ações de pós-venda, para aumentar a fidelização dos clientes e melhorar a rentabilidade do seu negócio.

Encontre as ferramentas mais adequadas para sua automação

Com o planejamento executado, é hora de procurar as ferramentas mais interessantes para automatizar as ações de marketing pré-definidas.

Existem diversas opções de ferramentas de automação disponíveis no mercado e, por isso, é preciso analisar as funcionalidades de cada uma delas, identificar aquelas que se adequam às suas necessidades e fazer testes.

Muitas dessas ferramentas têm a opção de teste grátis, para que você identifique as funcionalidades e possa se familiarizar com cada uma delas.

Além disso, é interessante fazer um trabalho de benchmarking para descobrir quais ferramentas seus concorrentes têm utilizado e testá-las, para saber se é possível investir em algo à mesma altura ou melhor. Avalie as ações executadas por eles e garanta que a sua empresa consiga reforçar seu diferencial competitivo.

Defina as métricas e as acompanhe

Para saber se as suas estratégias de automação de marketing estão trazendo os resultados esperados para a empresa, é preciso definir as métricas e criar uma rotina de acompanhamento.

Coloque em evidência qual é o seu objetivo de marketing, as ações que precisam ser executadas para alcançá-lo e, com base nisso, quais métricas devem ser analisadas para mensurar os resultados.

Uma das vantagens mais marcantes da automação é que ela exige menos tempo para colher resultados valiosos: os esforços são feitos durante a programação das ações que serão disparadas automaticamente. O que vem posteriormente é apenas uma análise e um acompanhamento tranquilo, para garantir que tudo está acontecendo conforme o planejado.

Envolva seus colaboradores no projeto

Para que toda a estratégia consiga seguir da melhor forma possível, é preciso que todos os colaboradores estejam envolvidos no projeto e realmente façam sua parte da estratégia.

É interessante que cada integrante da equipe de marketing entenda todo o planejamento, se envolva em suas tarefas e, agora com a opção de automatizar processos, consiga ser cada vez mais estratégico no seu dia a dia.

Quais são as ferramentas de automação de marketing mais usadas?

Com o aumento do investimento em ações de marketing, surgiram diversas ferramentas de automação que prometem auxiliar as empresas nesse processo.

Dentre as mais comuns, encontramos:

  • RD Station: é uma ferramenta de automação completa, com a qual é possível criar landing pages, automatizar o marketing, segmentação de público, acompanhar a gestão de leads e até agendar publicações no Facebook, Twitter e LinkedIn;
  • MailChimp: surgiu como uma ferramenta de disparos de e-mail, mas, hoje, tem diversas funcionalidades. Além dos e-mails, é possível configurar a automação de marketing e até criar landing pages;
  • MLabs: é uma plataforma de agendamento e monitoramento de publicações nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn). Permite a análise de dados, acompanhamento da concorrência e até a criação de relatórios;
  • Pipedrive: é uma ferramenta de CRM que auxilia na gestão de leads e clientes. Com ela, é possível armazenar e organizar corretamente todas as informações relevantes sobre seus consumidores, permitindo uma comunicação muito mais assertiva.

Como ter sucesso com a automação de marketing?

Existem alguns erros cometidos que inviabilizam o sucesso de uma estratégia de automação de marketing. Para que você evite esses problemas e consiga absorver todo o potencial dessas ações, é preciso ter alguns cuidados.

Conheça seu público

O primeiro ponto é conhecer o seu público. Faça um estudo de personas bem estruturado, analise seus grupos de clientes e descubra quem são e o que elas precisam, como se comportam e de que modo a sua empresa ajudará cada uma delas.

É preciso identificar os interesses para avaliar quais são as ações mais interessantes para cada um deles, qual formato de conteúdo preferem, quais são suas dúvidas etc. Tudo isso ajudará a ter uma comunicação mais efetiva com essas pessoas.

Não seja invasivo

Não ser invasivo é uma premissa básica. Com a automação de marketing, é mais fácil se relacionar com os clientes e encaminhar e-mails e publicações.

No entanto, é preciso identificar qual será, de fato, a quantidade correta de disparos que devem ser feitos, evitando entrar em uma bola de neve e tornar a comunicação excessiva e irritante.

Trabalhar com uma boa estratégia de marketing automatizado é a peça-chave para melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes e aumentar a rentabilidade do seu negócio.

Com as ações descritas aqui, é possível identificar oportunidades para sua empresa escolher as ferramentas corretas e garantir que o seu planejamento de marketing seja executado com facilidade e praticidade.

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2019-02-13T21:30:34+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Tainah Escocard, 22 anos, Futura Publicitária e Apaixonada por Marketing. Trabalha em alavancar informações e dados para fazer o trabalho tornar-se mais eficiente. Muitas equipes podem enfrentar dificuldades para acessar e gerenciar informações que precisam para desempenhar suas funções de maneira efetiva, para o profissional de marketing ter métricas é essencial para medir as ações. Não existe mais espaço no mercado para o achismo!

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