Afinal, o que todo marketeiro precisa saber sobre Jeff Bezos?

Uma das formas de se destacar no mercado é aprender com quem faz acontecer. Um ótimo exemplo é Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, que criou um império bilionário. Movido a ideias como foco no cliente e visão de futuro, ele é um dos empreendedores mais poderosos e bem-sucedidos dos nossos tempos.

Se você quer saber como Jeff Bezos se tornou um ícone do empreendedorismo, este texto é para você. Vamos dar dicas preciosas e destacar as principais lições que todo profissional de marketing pode aprender sobre ele. Também falaremos das estratégias que transformaram a Amazon em uma das maiores varejistas do mundo.

Chegou a hora de embarcar para dentro de uma das mentes mais brilhantes do planeta. Aproveite!

Quem é Jeff Bezos?

Desde criança, Bezos demonstrava uma aptidão fora do comum para áreas como ciência e tecnologia. Na graduação, escolheu a Universidade de Princeton — uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos — e formou-se com as mais altas honras em Engenharia Elétrica e em Ciência da Computação.

Graduado, Bezos trabalhou por um período em Wall Street e, em seguida, atuou em uma rede de comércio eletrônico e também teve experiências em uma companhia de fundos. No entanto, insatisfeito, resolveu apostar em algo que, para a época, em 1994, era revolucionário: vender livros na internet. Dessa forma, surgiu a Amazon.

Aos poucos, a empresa foi diversificando sua oferta de produtos e hoje vende mercadorias de tudo quanto é tipo. É o maior site de comércio eletrônico do mundo da atualidade e está avaliado em US$ 800 bilhões. Sem contar que seu CEO é o homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em cerca de US$ 112 bilhões, à frente de nomes como Bill Gates e Warren Buffet.

Com apetite de sobra, Bezos também adquiriu outras marcas poderosas, como o jornal The Washington Post e a rede de supermercados Whole Foods Market. Entre seus objetivos mais ousados, ele quer colonizar a lua e promover voos turísticos para o espaço, para que as pessoas possam orbitar ao redor do planeta.

Quais são os segredos do sucesso do Jeff Bezos?

O sucesso do Bezos foi conquistado com muito trabalho e uma obstinação incomum. Entre os seus valores mais preciosos, o empreendedor acredita que a Amazon só continua a crescer se ouvir aquilo que os clientes têm para falar. E ele leva isso a sério, viu? Tanto é que mantém o e-mail “jeff@amazon.com” para receber reclamações.

A valorização do cliente, portanto, é um ponto central para o empreendedor — e é muito importante que quem trabalha com marketing entenda a relevância dessa postura e se espelhe na Amazon. Além disso, Bezos também tem a filosofia de que é preciso ter os pés no chão e os olhos voltados para o futuro.

Por mais de oito anos, o empreendedor abriu mão dos lucros da Amazon para reinvestir tudo no próprio negócio. Desde a abertura da empresa, ele tinha plena consciência de que não queria apenas construir o catálogo de livros mais completo da web. Sua intenção era e sempre foi criar o maior shopping online do planeta — pelo visto e pelos números, ele conseguiu isso e muito mais.

Quais são as principais práticas adotadas por Bezos?

Aqui, vamos mostrar as principais estratégias adotadas por Bezos e destacar como você, profissional de marketing, pode se beneficiar delas. Acompanhe!

Reuniões bem planejadas

Para que todo encontro seja bem-sucedido, Bezos acredita que é essencial fazer alguns minutos de silêncio antes e adiantar o que vai ser debatido. As pessoas presentes chegam com informações previamente passadas e sabem exatamente todos os pontos que serão tratados na reunião.

Caso alguém seja chamado de última hora, por exemplo, pode requisitar o material antes de a conversa começar. Bezos tem convicção de que essa prática de estudo prévio torna as reuniões mais produtivas. Assim, dá para otimizar os processos e fazer com que as ações tratadas saiam do papel com a maior agilidade possível.

Foco total nos clientes

Conforme destacamos, Bezos tem uma verdadeira obsessão pelo atendimento ao cliente. Desde o início da Amazon, ele acreditou que colocar os consumidores no centro de tudo é uma chave para os negócios. Inclusive, ele está sempre disposto a abrir mão de ativos importantes — como os lucros no curto prazo — para satisfazer seus clientes, sabendo que isso gera muito valor a longo prazo.

Esse trabalho faz as pessoas ficarem mais próximas da sua marca, acreditarem e confiarem mais nela — ou seja, traz credibilidade, reputação e melhora a percepção do consumidor. No início, pode parecer um investimento muito grande e uma atitude muito arriscada para a saúde financeira do negócio, mas aos poucos os resultados compensam e trazem estabilidade à empresa.

Reclamações analisadas e resolvidas

Toda vez que Bezos recebe um e-mail com uma reclamação de um cliente, por exemplo, ele a encaminha para os setores responsáveis — e cobra um posicionamento das lideranças o quanto antes. Isso fez com que a empresa instituísse muito dinamismo ao tratar possíveis crises em relação às experiências negativas dos clientes.

Ao mesmo tempo, as reclamações são sempre vistas como ótimas formas de melhorar todo o processo de atendimento da empresa. Nesse contexto, é sempre importante lembrar que até as avaliações negativas podem ter um impacto positivo. Por conta disso, elas devem ser tratadas como prioridades.

Apresentações de Power Point banidas

Mais uma ação muito interessante é que Bezos baniu as apresentações de Power Point na Amazon. Isso aconteceu porque, segundo ele, o nosso cérebro está condicionado à narrativa instituída pela apresentação. Como consequência, não prestamos tanta atenção no assunto tratado e, assim, os resultados não são tão construtivos.

Essa foi uma solução que o CEO encontrou para fomentar discussões e incentivar o pensamento crítico.

Regra das duas pizzas

Bezos incorporou a regra das duas pizzas para deixar as reuniões mais produtivas. Segundo ele, o tamanho de uma equipe é ideal quando duas pizzas conseguem alimentar todas as pessoas presentes. Isso contribui, de forma direta, para a produtividade de todos: daqueles que participam e dos que não estão na reunião.

Pronto! Esses foram os principais segredos do sucesso de um dos maiores empreendedores da atualidade. Esperamos que eles sirvam para você se inspirar e, principalmente, colocar algumas ideias de Jeff Bezos em prática.

Se gostou do texto, aproveite para entender mais sobre satisfação do cliente.

2018-11-06T16:53:52+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Tainah Escocard, 21 anos, Futura Publicitária e Apaixonada por Marketing. Trabalha em alavancar informações e dados para fazer o trabalho tornar-se mais eficiente. Muitas equipes podem enfrentar dificuldades para acessar e gerenciar informações que precisam para desempenhar suas funções de maneira efetiva, para o profissional de marketing ter métricas é essencial para medir as ações. Não existe mais espaço no mercado para o achismo!

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