Entenda como o impacto e a experiência podem conquistar o consumidor!

Causar impacto ou promover uma experiência positiva? O que é mais eficiente na hora de conquistar o consumidor? Ambas são demandas importantes e distintas, mas ambas fundamentais para a eficiência das atividades comerciais.

Não é fácil fidelizar um cliente e fazer com que ele se interesse pelo que você vende. É importante ter uma estratégia bem definida para agradá-lo, mostrando como seu negócio tem o que ele precisa.

Neste post, você vai compreender melhor os conceitos de impacto e experiência e saber como obtê-los. Confira!

Entenda a diferença entre impacto e experiência de marca

É fundamental para o varejo sempre gerar impacto e oferecer ao consumidor uma experiência marcante. São esses momentos que o farão ter uma lembrança positiva ao longo prazo, lembrando dos instantes em que esteve na loja em questão.

Sabe aquela conhecida frase: “a primeira impressão é a que fica”? Então, ela ajuda a entender um conceito simples sobre o assunto: se você agrada na primeira vez, a referência sobre seu comércio tende a ser sempre boa.

Assim, cativar deve ser a principal proposta ao tentar conquistar o consumidor. Ele deve se envolver na experiência de consumo de forma ampla, satisfeito com tudo que foi proposto. Isso vai muito além de oferecer um produto de qualidade, considerando também fatores como:

·        atendimento;

·        ambiente físico;

·        oportunidade de compra;

·        amplitude de opções;

·        sensação de ter feito bom negócio.

O conceito de impacto

É preciso entender o conceito de impacto, para assim colocá-lo em prática. Esse momento nada mais é do que uma situação pontual, em que o consumidor reage a algo que foi proposto a ele por uma ação. Se sua loja tem um ambiente agradável e moderno, ao entrar nela, o cliente terá um impacto imediato e positivo.

O impacto pode ser ligado sempre ao primeiro contato do consumidor com algo. Mesmo sendo uma impressão primária, ela é fundamental e tem muitas chances de marcar, como naquela famosa frase que mencionamos anteriormente.

Esse impacto é gerado por um atendimento completo, uma vasta opção de produtos e tudo mais que for positivo. Cada vez que um fator diferencial aparecer, é obtida uma reação do cliente. Esses momentos, ou a sucessão deles, fazem parte justamente da experiência do consumidor com o seu negócio.

O conceito de experiência

A experiência leva em consideração um momento inteiro, do início ao fim. Isso inclui todos os impactos que o consumidor teve enquanto fazia uma ação, como visitar uma loja. Se ao final dessa atividade a avaliação foi positiva, essa experiência foi boa e bem-projetada.

O comércio deve pensar em todas as etapas da experiência, para que ela aconteça exatamente como o desejado. É possível definir esse momento como um pacote, em que cada requisito foi preenchido e avaliado.

Se tudo saiu bem, a experiência foi agradável, você tem grandes chances de conquistar o seu consumidor. Contudo a experiência tem que ser contínua, pois seu resultado fica marcado como a visão geral do consumidor em relação à empresa.

Saiba qual é a importância desses conceitos

Entender esses conceitos ajuda a marca a se manter eficiente e relevante, mesmo em uma época de imenso fluxo de informações. Os comportamentos da sociedade mudam, alterando também as tendências de consumo, e atendê-los da melhor forma é o ideal.

Quando um negócio sabe o que é experiência e impacto, as ações certas serão implementadas, colhendo os melhores resultados. A longo tempo, a conquista aos clientes aumenta o valor da marca, o que terá força no mercado, tornando-se referência no segmento.

Qualquer informação errada sobre a marca pode ser quebrada dessa forma. Se o consumidor vai até a sua loja e é impactado positivamente, tendo uma boa experiência, ele desenvolve sua própria opinião. A partir disso, essa avaliação pode ser difundida, especialmente pelas redes sociais, resultando na boa e velha publicidade boca a boca.

Atendendo ao consumidor 4.0

O consumidor 4.0 é mais exigente e para ele o produto é parte da experiência comercial. Ele busca atendimento, vantagens, posicionamento e, principalmente, fazer parte de algo maior do que uma compra. As empresas precisam agir proativamente, sempre buscando agradar o cliente.

Todos os impactos de uma experiência completa precisam ser praticados sempre, se renovando frequentemente. Isso ajuda a criar um hábito, marcando a forma como sua marca vende. Se você tem várias unidades, por exemplo, é preciso estabelecer um padrão. Assim, você garante e uniformidade das opiniões, estimulando uma visão única sobre sua empresa.

6 dicas essenciais para conquistar o consumidor

1. Treine a sua equipe

Uma equipe de colaboradores capacitados é capaz de oferecer uma experiência agradável. Desde o atendimento até a oferta de informações, tudo precisa ser executado com expertise, causando impactos positivos a cada solicitação do consumidor.

2. Conheça seu público

Se você conhece seu público, sabe exatamente como agradá-lo. Assim, você vai conseguir gerar impactos positivos a todo o tempo. A melhor maneira de fazer isso é utilizando as personas, ferramenta de marketing que define perfis fictícios inspirados no seu público-alvo.

Planeje todas as ações com base nas personas para aumentar a assertividade. Você terá melhores resultados, promovendo experiências completas e obtendo grande engajamento.

3. Colete feedbacks

É importante saber a opinião do consumidor acerca da sua empresa. Hoje, há vários canais em que você pode fazer isso, colhendo desde os feedbacks presenciais até aqueles feitos por meio das redes sociais.

O pós-compra ajuda a entender o que pode melhorar e o que está satisfazendo o cliente. Não encare a venda como a última etapa! Continue próximo e disposto a ouvir, assim a fidelização vai ser obtida.

4. Inove e ofereça algo a mais

Qual é o diferencial da sua empresa na relação com o cliente? A inovação faz parte da era atual, em que o novo chama a atenção e é capaz de engajar. Entretanto, isso pode ser feito com o sampling, uma estratégia antiga e de ótimos resultados.

Ofereça brindes, amostras grátis e produtos de testes, pois isso é um “algo a mais” que pode conquistar o consumidor de forma precisa, em uma ação simples e com ótimo retorno.

5. Fidelize o consumidor

Fidelizar é tão importante quanto obter novos consumidores. Manter aqueles que já compraram requer esforços, indo além de oferecer produtos bons. É preciso tornar a relação mais próxima e personalizada, mostrando que sua marca valoriza cada um.

Ofereça promoções, oportunidades e ações que engajem. Assim, o consumidor terá a percepção de que a empresa se importa com seu bem-estar, o que tende a gerar a fidelização.

6. Padronize procedimentos

A experiência do consumidor também depende da organização do seu ponto de venda. É importante padronizar a disposição dos produtos, a organização das seções e até mesmo a abordagem de atendimento. É grande a percepção sobre isso por parte do consumidor e, quando ele vê organização, o impacto é positivo.

Conquistar o consumidor não é simples, mas agora você sabe o caminho! Com as dicas deste post e conhecendo melhor os conceitos de impacto e experiência, você saberá como proporcioná-los positivamente no seu negócio.

A jornada do consumidor é fundamental para uma venda e, a longo prazo, para a fidelização. Para entender mais sobre o assunto, acesse o infográfico sobre o Ciclo de Vida do Consumidor!

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2018-11-01T19:43:18+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Eduardo Fanaya, 39 anos, é pai dos gêmeos Maria Luiza e Arthur. Publicitário, atua no mercado de comunicação há mais de 15 anos e na Samplify é o responsável pela área de Canais. Louco por heavy metal, videogame e ciclismo, descarrega as energias entre um ensaio e outro com a sua banda, pedalando por toda cidade de São Paulo e atendendo seus parceiros de negócio.

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