Entenda a força do brinde no seu estabelecimento

Já alegrou seus clientes hoje? Conhecer a força do brinde é essencial para que os seus consumidores fiquem mais felizes e mostrar que você se importa com eles. Nada melhor, afinal, do que sair de um estabelecimento com um presente!

Mas como você pode presentear os clientes de maneira barata, inteligente e eficaz? Temos algumas respostas para você neste artigo!

Por que as pessoas amam brindes

As relações de consumo não são as mesmas de antigamente, mas você não precisa escorar a cabeça à janela e suspirar com nostalgia pelo passado!

Desde sempre, consumir foi muito mais do que simplesmente uma transação financeira — o que você compra e o que você vende também está relacionado a emoções e a status social, entre diversos outros fatores.

Agora, isso é ainda mais evidente, e as pessoas esperam experiências positivas de consumo, além de ficarem satisfeitas com o que compram. Basicamente, queremos sorrir quando compramos.

E uma palavrinha mágica do Marketing costuma estimular bastante esse sorriso: “grátis”. Nosso cérebro funciona de forma curiosa ao se deparar com ela, como exploramos mais a fundo no post sobre o gosto por amostras grátis.

Aqui no blog, sempre gostamos de lembrar um capítulo do livro Previsivelmente irracional, do PhD em Psicologia Cognitiva Dan Ariely, em que ele narra um experimento que envolve chocolate e alguns trocados para provar que a gratuidade é um elemento poderoso sobre a psicologia do consumidor.

A ciência explica

O que você prefere: uma trufa bem recheada e saborosa por 15 centavos ou um simples chocolatinho por 1 centavo? Foi basicamente essa a pergunta que a equipe do estudo de Ariely apresentou aos participantes dele. Claro que a maioria prefere uma trufa apetitosa por apenas 15 centavos!

Mas, entre a mesma trufa por somente 14 centavos e o chocolatinho comum de graça, o que você escolheria? A maioria das pessoas que participavam da pesquisa preferiu o chocolate inferior. Isso prova que nós ficamos quase “enfeitiçados” quando recebemos algo de graça.

O brinde é um presente que o consumidor recebe de um estabelecimento ou de uma marca — é de graça e, com ele, a experiência de consumo não poderia ficar melhor.

Por que você deveria distribuir brindes agora mesmo

Você já sabe como brindes mexem com a cabeça do consumidor. Mas por que deveria se esforçar para deixá-lo feliz? Bom, como dissemos, consumir é muito mais do que entregar o dinheiro e sair com o produto da loja, hoje em dia. Todas as interações entre o consumidor e o estabelecimento contam — as positivas e as negativas.

Entender isso é a base para o Customer Centric Marketing, o Marketing Centrado no Consumidor. Dar um brinde não é tudo o que basta para fidelizar o cliente, mas é uma ferramenta poderosa para encantá-lo e fortalecer a relação entre vocês.

Outro livro que gostamos de citar é O poder da persuasão, do professor emérito de Psicologia e Marketing Dr. Robert Cialdini. Ele explica que, sim, as pessoas gostam de ser presenteadas, mas gostam muito mais quando pensam que mereceram o presente. É o que move o princípio da reciprocidade — quando alguém faz algo de bom para você, você tende a retribuir.

Dar um presente para os seus clientes, portanto, conquista a simpatia deles e fortalece a relação entre vocês. Ele sai mais satisfeito do estabelecimento e tende a voltar.

Como aproveitar a força dos brindes no seu estabelecimento

Ok, agora está claro que as pessoas realmente amam brindes e que o seu estabelecimento só tem a ganhar presenteando-as. Mas como fazer isso na prática?

Há brindes e brindes… Você mesmo talvez tenha um punhado de calendários ou canetas que ganhou de estabelecimentos ou marcas. Podem até ser úteis para o consumidor, mas, em geral, eles têm certo ar de autopromoção causado pela estampa do lugar que os distribuiu.

Essa prática é um pouco ultrapassada. Lembre-se de que sempre utilizamos a palavra “presente” para falar sobre os brindes. Funciona mais ou menos assim: você não daria uma selfie sua de presente para alguém no aniversário da pessoa, não é? Então, não dê um brinde com propaganda sua também!

Um modo mais moderno e eficaz de distribuir brindes é fazer sampling de produtos de outras marcas no seu estabelecimento. Ou seja: se você coordena, por exemplo, uma academia, pode muito bem distribuir amostras grátis de iogurte grego.

As vantagens do sampling

Parece confuso? Calma, essa prática tem bons fundamentos!

Voltando ao exemplo da academia: quando alguém vai malhar, dificilmente espera ser presentado com um iogurte. Quando isso acontece, o consumidor se sente mais satisfeito com o atendimento da academia, prova um sabor diferente (aproximando-se da marca do iogurte) e, no melhor dos casos, vai criando o hábito de sempre tomar um antes ou depois dos exercícios, mesmo quando a ação de sampling terminar.

É uma situação em que todos os envolvidos saem ganhando: o cliente é surpreendido, a marca do iogurte ganha o gosto do consumidor e o seu estabelecimento se torna ainda mais agradável para ele.

E isso tem custos para você? Não! É (isso mesmo) grátis! Pelo menos é assim que funciona na Samplify, que conta com a sua ajuda para distribuir amostras de diversas marcas parceiras. Você se cadastra em uma plataforma, vê quais brindes estão disponíveis e os solicita para o seu estabelecimento. Para entender melhor, acesse o link e entre em contato.

E, se quiser saber mais sobre quais são as vantagens de distribuir brindes, dê uma olhada nestes conteúdos que preparamos para você:

Ficou animado para encantar o seu consumidor? Conhecer a força do brinde é apenas o começo do seu aprendizado nesse caminho! Assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

2018-07-24T15:13:39+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Ana Letícia, 36 anos, arquiteta que tem a publicidade no DNA. Se interessa pelo mundo do varejo, desde o visual merchandising das lojas, tendências de mercado, e tudo que envolve a experiência de consumo. Na Samplify atua na área de Canais, se relacionando com os principais players do varejo.

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