Conheça 5 estratégias de vendas para datas comemorativas!

Além de serem períodos em que a demanda por produtos e serviços aumenta, as datas comemorativas se consolidam como uma importante oportunidade para as marcas, uma vez que as pessoas estão mais propensas a consumir. Dessa forma, as empresas podem trabalhar suas ações para consolidar uma imagem marcante juntos aos clientes, o que gera inúmeras vantagens no longo prazo.

Neste texto vamos mostrar a importância de adotar estratégias de vendas para datas comemorativas como forma de aumentar o faturamento do seu negócio. Apresentaremos os principais períodos de celebrações do país — como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal — e falaremos de 5 estratégias para ajudá-lo a impulsionar suas vendas. Por fim, vamos ressaltar a importância de contar com uma empresa especializada para ajudar você a planejar e executar as melhores estratégias. Confira!

Por que adotar estratégias de vendas em datas comemorativas?

Em um primeiro momento, é muito importante que a empresa tenha sua missão, visão e seus valores bem definidos, de forma que a estratégia esteja muito bem alinhada às demandas do mercado, às necessidades e aos desejos dos consumidores.

Entre as particularidades, é essencial traçar estratégias que gerem engajamento, de forma que a marca conquiste os objetivos traçados.

No caso das datas comemorativas, abre-se mais uma possibilidade de chamar a atenção dos consumidores — independentemente de você ter um negócio de varejo ou ser dono de uma loja virtual.

O que mais vale é prestar atenção no público que você pretende atingir e impactar. Afinal de contas, as marcas que tentam ser tudo para todos acabam não sendo nada para ninguém.

Se você é dono de um estabelecimento voltado para atender apenas pessoas adultas, por exemplo, não faz sentido investir grandes esforços para o Dia das Crianças.

É indispensável entender quais datas comemorativas estão mais alinhadas ao seu perfil — o que permite, consequentemente, conquistar resultados e bater metas de forma mais prática, rápida e eficiente.

Entre as principais datas comemorativas do país, podemos destacar:

Natal

Essa é a principal data do comércio brasileiro. Praticamente movimenta todos os setores da economia.

Dia das Mães

Segunda data mais importante do comércio no país — só perde para o Natal.

Dia dos Namorados

As vendas do Dia dos Namorados vêm apresentando um efetivo crescimento ao longo dos anos. Vale a pena prestar atenção nessa data.

Dia dos Pais

Para o comércio, o Dia dos Pais não é prestigiado como o Dia das Mãe, mas ainda assim é muito importante para as vendas.

Dia das Crianças

Costuma representar uma explosão de vendas e conta com vendas antecipadas — principalmente no e-commerce, pois muitos pais ficam receosos de o produto não chegar a tempo.

Black Friday

Tornou-se uma data muito importante para as vendas no país, nas lojas físicas e online. Muitos lojistas, inclusive, estendem as promoções por mais dias.

Quais são as melhores estratégias de vendas para datas comemorativas?

Confira algumas estratégias para impulsionar as vendas do seu negócio em datas comemorativas.

1. Antecipe as vendas

Uma primeira estratégia é relacionada a antecipar o estoque antes de qualquer data comemorativa. Esse é um ponto-chave para que as ações, quaisquer que sejam, obtenham sucesso e possam gerar valor aos clientes.

De nada adianta fazer propagandas excepcionais sem ter um planejamento de estoque adequado, por exemplo. Se um consumidor não tem uma experiência com sua marca, ele acabará tendo apenas um contato e nada mais. No entanto, se ele conhece sua empresa em um contexto negativo, os danos são muito maiores do que se você não tivesse feito nenhuma promoção.

Essa frustração é muito comum em datas como a Black Friday, quando, por falta de planejamento de estoque, muitos produtos se esgotam rapidamente — e os clientes não conseguem comprá-los. Nesse caso, em vez de eles permanecerem com a mesma percepção sobre você, criam imagens negativas.

Por mais que possa parecer algo óbvio, planejar bem o estoque é uma verdadeira estratégia para dar previsibilidade às suas vendas.

2. Crie logotipos diferenciados

Mais uma estratégia interessante para fazer uma campanha é usar uma identidade visual diferenciado em relação à marca tradicional da empresa.

Um exemplo marcante disso é o Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres e a sociedade em relação ao câncer de mama. Nas campanhas, várias empresas se posicionam de forma diferenciada, usando novas peças gráficas e novos uniformes, de forma a gerar mais impacto na percepção positiva dos consumidores.

Isso é importante para deixar claro que a marca está totalmente engajada e atenta às demandas do mercado. Pensar em um bom design, portanto, é fundamental.

3. Prepare os funcionários

Outra estratégia de vendas para datas comemorativas é preparar os funcionários de maneira diferenciada. Por mais que também pareça algo trivial, fazer com que os vendedores adotem condutas e abordagens específicas pode gerar bons resultados.

Nesse tipo de situação, o cliente se sentirá muito mais valorizado em função das entregas feitas pela marca. Para tanto, é imprescindível ter um atendimento alinhado e pensar em abordagens que estão diretamente alinhadas às necessidades dos consumidores.

4. Crie promoções e dê descontos

Como não poderia deixar de ser, as promoções e os descontos geram ótimos resultados para as marcas, principalmente nas datas comemorativas.

Nessas situações especiais, pode-se pensar em estratégias de, em compras de determinado valor, beneficiar o cliente com um desconto maior ou um sorteio de brindes. É sempre interessante usar a data comemorativa em prol de ações como essa, pois elas fazem o consumidor se sentir mais valorizado.

Além disso, vale dizer que as promoções engajam consumidores novos e também aqueles que já são fiéis à marca.

5. Faça sampling de produtos

Complementar à dica anterior, podemos destacar o sampling de produtos como uma importante tática de relacionamento com os clientes, já que ele atua em cima de produtos que têm um valor agregado para o consumidor.

O sampling, ou a distribuição de amostras grátis, é uma importante estratégia para a sua empresa, uma vez que gera muito valor junto aos clientes. Evidentemente, em ações do tipo é necessário optar por produtos que têm valor agregado para o consumidor, ou seja, é essencial saber quem é o público.

Nas datas comemorativas, as ações de sampling são ainda mais marcantes e têm um duplo impacto, já que as pessoas estão mais sensíveis ao consumo.

Qual é a importância de contar com uma empresa especializada?

As campanhas em datas comemorativas nem sempre são tão simples de serem criadas e executadas, pois a empresa precisa cuidar de inúmeros detalhes para que a estratégia tenha sucesso.

Nesse sentido, é crucial que a sua marca conte com uma empresa que tenha experiência na área e possa auxiliar na conquista de resultados de forma mais rápida e eficiente. Se for o caso, não hesite em buscar ajuda de quem sabe do assunto.

Conforme vimos ao longo do texto, é possível criar estratégias de vendas para datas comemorativas​ de forma bem específica, de acordo com o perfil da empresa e alinhadas aos desejos dos clientes.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo com a sua estratégia. Temos uma equipe experiente e estamos preparamos para indicar as melhores soluções para as suas necessidades!

2018-11-06T16:41:21+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Ana Letícia, 36 anos, arquiteta que tem a publicidade no DNA. Se interessa pelo mundo do varejo, desde o visual merchandising das lojas, tendências de mercado, e tudo que envolve a experiência de consumo. Na Samplify atua na área de Canais, se relacionando com os principais players do varejo.

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