Como o loyalty marketing atua na retenção e fidelização de clientes

Ao pensar em venda, qual é a primeira ação que vem à sua cabeça? Aumentar os lucros é o objetivo universal de toda empresa, mas será que todas elas realmente conseguem alcançar esses resultados?

O que as empresas que o alcançam fazem que as outras estão deixando de fazer? O que você precisa fazer hoje para entrar na pequena parcela de empresas realmente bem-sucedidas e rentáveis?

No artigo de hoje vamos explicar o que é loyalty marketing, como ele funciona, por que é importante e como trabalhá-lo na sua empresa. Está preparado para mudar a realidade do seu negócio? Continue a leitura!

O que é loyalty marketing?

O loyalty marketing é uma estratégia focada em garantir a lealdade dos seus consumidores, mantendo-os fidelizados e cada vez mais satisfeitos com a sua empresa.

Para garantir a sustentabilidade do seu negócio, essa estratégia trabalha uma relação a longo prazo, considerando o envelhecimento dos consumidores e seu poder de compra mesmo depois de uma determinada idade.

O objetivo é encontrar ações que aproximem seus clientes e os tornem leais à sua marca, mantendo seu consumo e trazendo, organicamente, amigos e familiares por meio de indicações.

Loyalty marketing e retenção de clientes: qual a relação?

Quando pensamos na retenção dos clientes, muitas empresas pecam ao fazer o acompanhamento dos resultados. Afinal, será que o valor do seu caixa no fim do mês realmente representa os lucros da sua empresa? A resposta é não!

Quando você investe em atrair novos consumidores, é preciso descobrir qual é o custo de aquisição de clientes (CAC) daquele período e analisar o ticket médio da sua empresa para, a partir daí, descobrir se esses clientes realmente estão dando resultados.

Para entender esses números, é preciso fazer duas análises simples. A primeira delas é somar todo o seu investimento em aquisição de novos clientes realizado naquele mês e dividir pela quantidade de novos clientes conquistados.

Vamos supor que a sua empresa tenha investido R$2.000,00 no último mês com a aquisição de novos clientes e conquistou 10 novos consumidores. Dessa forma, 2.000/10 = 200. Significa que cada cliente custou para a sua empresa R$200,00 naquele mês.

Quando você conhece o seu ticket médio, é possível comparar os dois valores: o ticket médio é maior, igual ou menor que o custo de aquisição de de clientes?

Se o ticket médio for maior que o custo de aquisição de clientes, o valor da diferença é o seu lucro real naquela compra. Se o ticket médio for igual ao CAC, sua empresa sai no zero a zero. E, claro, se o ticket médio for menor que o custo de cada novo consumidor, esse cliente ainda não está trazendo lucros.

Dessa forma, fica claro que, quanto mais leal e fidelizado for um cliente, maior é o lucro que ele traz para o seu negócio.

Por que investir em loyalty marketing ?

Como explicado anteriormente, a satisfação do cliente ajuda a manter a sua empresa sustentável.

Infelizmente, poucas empresas começaram a trabalhar esse relacionamento, o que faz com que a grande maioria do público consumidor não seja leal às empresas das quais normalmente compram.

O loyalty marketing trabalha a construção de um relacionamento a longo prazo com seus consumidores. É comum que os laços entre cliente e empresa se estreitem na medida em que o tempo passa e suas experiências se tornam cada vez mais memoráveis.

Além disso, é preciso levar em consideração uma mudança relevante sobre a base social: ao contrário das gerações passadas, o número de filhos por família está cada vez menor e, ao mesmo tempo, as pessoas estão vivendo mais, o que significa que a tendência é ter mais pessoas mais velhas e menos jovens nas próximas décadas.

Pensando nisso, para que uma empresa consiga se manter em funcionamento e com bons resultados, é preciso focar nesse público, que permanecerá sendo maioria nos próximos anos.

Com o aumento do consumo familiar (em que indicações são buscadas dentro do ambiente da família e amigos), quanto mais satisfeitos seus clientes estiverem, maiores as chances da sua empresa ser indicada gratuita e organicamente nessas ocasiões, o que ajuda a aumentar o seu lucro, a um custo de aquisição de clientes mais baixo.

Como colocar o loyalty marketing em prática?

Para aplicar o loyalty marketing e aumentar o índice de satisfação de seus clientes, é preciso ter alguns cuidados. Citamos alguns dos pontos mais importantes para começar a executar agora mesmo.

Conheça bem o seu público

O primeiro passo para aplicar o loyalty marketing na sua empresa é conhecer bem o seu público. Nesse momento, é preciso entender quem são essas pessoas, do que elas precisam e como a sua empresa pode ajudá-las.

É preciso se atentar também à necessidade de ter um diálogo com seus consumidores, permitindo que você recolha feedbacks valiosos que vão ajudar a otimizar seu negócio e tornar a experiência dos seus clientes cada vez melhor.

Trabalhe um bom relacionamento com essas pessoas

Entender quem é seu público e o que eles esperam ajuda a estruturar um bom relacionamento.

Não pense que, após consumir na sua loja, o cliente já está conquistado. É preciso fazer um bom trabalho de pós-venda, consultivo e proativo, para garantir que essas pessoas fiquem cada vez mais próximas da sua empresa. Para isso, é interessante ter um bom CRM, que ajudará na gestão de informações sobre seus clientes e permitirá uma comunicação mais assertiva.

Foque na experiência dos seus clientes

A experiência dos clientes também precisa ser considerada. Afinal, é ela que vai manter o seu público cada vez mais próximo da sua empresa.

Por isso, é preciso otimizar constantemente a experiência dos seus clientes com a sua empresa, aumentando os índices de satisfação e tornando o processo de compra memorável.

Trabalhar o loyalty marketing, sem dúvida, é uma excelente estratégia a longo prazo. Essas ações ajudam a aumentar a retenção de clientes e, com isso, a indicação para amigos e familiares, que possivelmente também se tornarão clientes.

Quer aprender mais sobre o loyalty marketing e aplicá-lo efetivamente na sua empresa? Entre em contato com a Samplify e tire suas dúvidas!

2019-02-14T00:17:42+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Tainah Escocard, 22 anos, Futura Publicitária e Apaixonada por Marketing. Trabalha em alavancar informações e dados para fazer o trabalho tornar-se mais eficiente. Muitas equipes podem enfrentar dificuldades para acessar e gerenciar informações que precisam para desempenhar suas funções de maneira efetiva, para o profissional de marketing ter métricas é essencial para medir as ações. Não existe mais espaço no mercado para o achismo!

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