Case de Sucesso — Samplify e Kimberly-Clark

Estratégias de marketing eficazes são uma busca constante, especialmente dentro de um planejamento anual. A Kimberly-Clark, líder em higiene e cuidado pessoal no mundo, fechou uma estratégia anual com a Samplify para posicionar diversos de seus produtos.

Neste case de sucesso, você entenderá como a empresa obteve bons resultados com a ajuda do sampling como principal estratégia de marketing. Ao longo do conteúdo, você entenderá mais sobre o retorno da campanha diante da ótica de André Giampani, analista de marketing da Kimberly-Clark. Confira!

As expectativas da Kimberly-Clark em relação a ações de marketing

Com a inovação como base, a Kimberly-Clark tenta aplicar esse perfil também em suas estratégias de marketing. A proposta é se aproximar do consumidor e conseguir resultados dentro das expectativas. Diante disso, o foco da marca é levar novos produtos ao contato do público e proporcionar o fácil acesso às informações que são buscadas no processo de compra.

Como resultado, isso gera maior envolvimento entre público e marca. Assim, a Kimberly-Clark acredita que pode se tornar cada vez mais relevante ao consumidor. Nesse processo, no entanto, é fundamental que a equipe de marketing saiba identificar oportunidades e desenvolver planos de ação com base no que quer conquistar.

A posição da Kimberly-Clark em relação ao sampling

Desde o início, a Kimberly-Clark avaliou o sampling positivamente e acreditou que a estratégia podia trazer resultados concretos — contanto que a ferramenta fizesse sentido ao consumidor em algum momento. O primeiro contato é muito importante e, se levar uma experiência de destaque, as chances de envolvimento são realmente boas.

Para isso, a empresa acredita que o planejamento da entrega das amostras precisa ser muito cuidadoso. Os produtos da Kimberly-Clark tem amplo destaque no mercado. Então, oferecê-los dentro da proposta de sampling mostra a superioridade e a qualidade desses itens. Esse papel estratégico traz três principais benefícios:

  • capta o público-alvo de maneira eficiente;
  • gera valor para a marca;
  • desperta a avaliação positiva do consumidor.

O sampling também é a melhor estratégia introdutória de novos produtos ao mercado. Ele funciona como uma ferramenta de crescimento da marca, já que acontece a penetração em novos segmentos. As ações de sampling proporcionam maior agilidade e eficiência nesse processo.

As estratégias de sampling da Kimberly-Clark antes da Samplify

Antes de começar com a Samplify, a Kimberly-Clark fazia ações de sampling pontuais, sempre com foco em produtos específicos, especialmente em períodos de lançamento no mercado. Os resultados eram medianos, até que em 2017 houve o primeiro contato com a Samplify para fazer uma ação pontual, voltada para a marca de panos de limpeza semidescartáveis Scott Duramax.

A avaliação diante da campanha foi muito positiva, já que a receptividade por parte do público se mostrou bastante alta, principalmente em comparação com outras ações já realizadas. Esse foi o pontapé inicial de um projeto mais amplo para o produto, que em 2018 entrou em um planejamento que visou distribuir 1 milhão e meio de amostras em diversas cidades do Brasil.

A escolha da Samplify para tocar um planejamento completo em 2018

Com o bom resultado no Scott Duramax, a Kimberly-Clark resolveu contar com a Samplify em um projeto anual. Ou seja, ativações de diversos produtos em ações amplas com base em uma estratégia sólida.

Nesse processo, a Samplify construiu esse plano com o intuito de trabalhar em canais diferentes e pouco usuais. Assim, foi possível atingir áreas e canais importantes, com o desenvolvimento da marca como principal resultado.

Entre os principais estabelecimentos explorados pela Samplify estiveram:

  • lojas de materiais de construção;
  • academias;
  • salões de beleza;
  • casas de repouso.

A fuga dos PDVs é um importante mecanismo de busca por maior engajamento do consumidor. Locais de grande movimentação impossibilitam uma experiência adequada de captação e envolvimento do público. Isso justificou a escolha por outros lugares com menor movimento e oferta de informações variadas.

Dentro dessa estratégia, o planejamento possibilitou cobrir áreas e targets que se comunicavam bem, e sem sobreposição. Como resultado, cada projeto individualmente teve muita relevância, ainda que a relação entre a empresa e a Samplify fosse de um plano único para 2018.

O planejamento com ações para oito produtos que a Samplify desenvolveu

Dentro de sua estratégia para 2018, a Kimberly-Clark fechou com a Samplify ações de sampling para promover e ativar a marca de oito produtos diferentes:

  • Huggies Wipes;
  • Scott Duramax;
  • Intimus Sport;
  • Huggies Creme;
  • Plenitud Plus;
  • Plenitud Real Fit
  • Neve Wipes;
  • Huggies Fraldas.

O ponto inicial da execução dessas oito ações foi a integração com as outras que já aconteceram, ou seja, as pontuais. Isso proporcionou ganhos em planejamento e eficiência na rentabilidade das campanhas. Assim, as ações foram executadas com maior força por todos os pontos de distribuição, o que resultou em desempenhos de destaque.

Os resultados

A proposta das ações de sampling sempre gira em duas frentes: fortalecimento da marca por meio do envolvimento do consumidor, e potencialização dos resultados de vendas. A Samplify dá grande foco à possibilidade de mensurar as ações que desenvolve, e isso contribui para entender se realmente foi possível atender às expectativas de seus clientes.

No case da Kimberly-Clark, houve o incremento exponencial do número de vendas até o fim do ano. Ainda que as ações não tenham encerrado em 2018, já é possível concluir que os resultados são muito positivos e ficaram dentro do esperado no início do planejamento. As ações que já se encerraram ajudam a reforçar esse feedback positivo quanto às vendas.

A ação de destaque

O destaque entre as ações já finalizadas fica para as do produto Duramax. Em uma comparação, as cidades que receberam o sampling desse item apresentaram um aumento das vendas de 50% em relação àquelas que não contaram com as ações. Esse indicador dá ânimo e ajuda a entender como a Samplify tem prestado um bom serviço à Kimberly-Clark.

O planejamento anual da Samplify foi o fator fundamental para o sucesso nessa estratégia. Ao longo do ano, diversas divulgações de produtos podem potencializar as vendas, aumentar as referências diante do consumidor e fortalecer as diferentes marcas, como foi o caso da Kimberly-Clark.

Você também quer ver sua empresa virar um case de sucesso? Entre em contato com a Samplify!

2019-01-07T16:24:46+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Tainah Escocard, 21 anos, Futura Publicitária e Apaixonada por Marketing. Trabalha em alavancar informações e dados para fazer o trabalho tornar-se mais eficiente. Muitas equipes podem enfrentar dificuldades para acessar e gerenciar informações que precisam para desempenhar suas funções de maneira efetiva, para o profissional de marketing ter métricas é essencial para medir as ações. Não existe mais espaço no mercado para o achismo!

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