Veja agora 6 designs de embalagem criativas

Nas prateleiras do supermercado, as embalagens são como um outdoor para sua marca. Mas elas são ainda mais eficientes que grandes cartazes, porque fazem parte do produto em si. Um bom design de embalagem é o melhor marketing que você pode ter!

Neste artigo, você vai entender qual a importância da embalagem para o seu produto e quais fatores estão por trás dos melhores designs, além de conhecer 6 exemplos de sucesso!

Qual a importância da embalagem

A comunicação com o consumidor é cada vez mais importante. Mas ela também tem se tornado muito mais complexa.

Investir em publicidade ainda é relevante, mas torna-se inútil se um detalhe essencial não for bem executado: você já parou para pensar no poder da embalagem?

A embalagem e a comunicação da marca estão bem mais próximas do que pode parecer à primeira vista. Dificilmente, o consumidor vai distinguir o produto da embalagem em que ele é vendido, portanto ela é o contato efetivo que ele tem com a sua marca, e uma ótima oportunidade para você demonstrar seus valores na prática.

Um fabricante de snacks, por exemplo, promete lanches práticos para o dia a dia. Mas não adianta ter horas de propagandas na TV ou na internet se, na realidade, a embalagem for difícil de abrir. O consumidor vai se perguntar: aonde está a praticidade que me prometeram, afinal?

Uma boa embalagem permite que o produto fale por si só. É claro que você precisa investir em outras ações de marketing, mas nenhuma tem tanto poder sobre o cotidiano do seu consumidor quanto uma embalagem bem planejada!

No próximo tópico, você vai descobrir como conseguir criar uma embalagem assim!

O que deve ser considerado no design de embalagem

Uma embalagem precisa ao mesmo tempo ser funcional, transmitir os valores da marca e atrair o consumidor. Aliar todos esses pontos é o grande desafio de um designer.

Entenda por que eles são tão importantes:

A funcionalidade da embalagem

A função primordial da embalagem é proteger o produto, e o designer precisa ter isso sempre em vista. A edição de 2016 da pesquisa Packaging Matters (“embalagem importa”), da empresa WestRock, mostra que 60% dos consumidores comprariam um produto novamente devido à funcionalidade da embalagem, e 81% consideram a segurança dela importante para sua satisfação.

Embora a funcionalidade seja um requisito básico, ela pode se tornar um diferencial, dada a quantidade de produtos pouco funcionais que estão no mercado.

Não pense que é bobagem: uma embalagem que torne o produto difícil de manusear pode fazer o cliente recorrer à concorrência facilmente, principalmente no mercado de produtos fast moving, cujos produtos são de consumo rápido e estão intimamente relacionados ao dia a dia do consumidor.

O visual da embalagem

Na pesquisa da WestRock, 39% das pessoas responderam que o visual da embalagem poderia levá-los a comprar o produto novamente.

É um número expressivo, e demonstra bem o peso da aparência.

O consumidor nunca teve tantas opções disponíveis em qualquer supermercado. Cada gôndola é uma profusão de cores e formatos diferentes, e é um grande desafio conseguir que o seu produto se destaque nas prateleiras — ou mesmo no site de um e-commerce.

Um visual criativo pode ser a chave para você se distinguir. Da mesma forma como um bom jingle pode permanecer na mente do público durante anos e se embrenhar na cultura popular, algumas embalagens tornam-se inesquecíveis e geram associações culturais e até emocionais muito fortes com os consumidores.

É justamente esse ponto que você quer alcançar: envolvê-los em experiências memoráveis de consumo.

Quem não se lembra de alguma embalagem que marcou a infância, por exemplo? Ou identifica um produto de longe nas prateleiras do supermercado apenas pela cor?

Além de reforçar a identidade do produto, o visual da embalagem é uma ótima oportunidade para você deixar os valores da marca claros. Se é uma marca que se diz moderna, prove isso com sua embalagem! Se o desejo é ser clássico, deixe isso em evidência também!

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Um ponto especialmente importante no design de embalagens é a sustentabilidade. Segundo a pesquisa da WestRock, 98% dos consumidores a consideram um fator extremamente importante para o modo como enxergam uma marca, e 65% das embalagens já incorporam esse valor.

Confira 6 embalagens de sucesso

Nada melhor para se inspirar do que exemplos reais de designs de embalagem bem-sucedidos. Veja aqui 6 embalagens incríveis:

Biscoito Passatempo

Uma ótima maneira de pesquisar referências de embalagens de sucesso é acompanhar a premiação anual da Associação Brasileira de Embalagem (Abre).

A vencedora do ouro de 2016 foi a embalagem do biscoito Passatempo, da Nestlé. O trunfo dela é o lacre prático, que não apenas abre facilmente, como também serve para fechar o pacote novamente e conservar o biscoito por mais tempo.

Coca-Cola edições históricas

O que dissemos sobre embalagens que deixam marcas na cultura aplica-se perfeitamente às garrafas de Coca-Cola. Em 2016, a marca também foi premiada pela Abre — na categoria Embalagem Promocional.

Para comemorar os 100 anos da clássica garrafa Contour, a marca lançou um pack promocional com seis garrafas diferentes, cada uma delas remetendo a uma época da história do refrigerante.

Essa não foi a única jogada de mestre da marca. Lembra-se das latas e garrafinhas personalizadas com nomes?

Aprenda um pouco mais sobre a história das garrafas na cronologia da Coca-Cola.

Leite Moça

Abrir latas é uma tarefa muito simples, correto? Nem sempre!

Além de não ser tão prático, usar um abridor de latas pode significar desperdício — se você já abriu uma lata de leite condensado assim, sabe como o produto pode acabar escorrendo.

A atual embalagem do Moça, da Nestlé, usa o sistema Abre Fácil para resolver o problema. Ao mesmo tempo, mantém o rótulo clássico do produto, famoso pelas dicas de receita.

Mais um ponto para o Moça: em um comunicado, a Nestlé afirma que a mudança foi justamente para atender a pedidos de consumidores.

Xampu e condicionador SOU

“Desperdiçar” deveria ser uma palavra proibida no mercado contemporâneo. A necessidade de ser sustentável é maior que nunca, e marcas atentas a isso saem à frente!

É o caso da Natura, que em 2013 lançou a linha SOU de xampu e condicionador. A embalagem, bem maleável, utiliza pouco plástico e pode ser comprimida até o consumidor utilizar a última gota do produto!

Sabonetes Phebo

A Granado Pharmárcias gosta de ressaltar que a linha Phebo de perfumaria acompanha os brasileiros “há três gerações”. É verdade, considerando-se que ela foi criada em 1930.

As embalagens da Phebo, especialmente dos sabonetes, são marcantes. O círculo rodeado por flores já foi modificado ao longo do tempo, mas permanece inconfundível e ressoa com a memória afetiva de muitos consumidores.

É a prova de que uma identidade bem-feita atravessa décadas sem nunca deixar de parecer moderna!

Doritos

Em 2013, a Pepsico atualizou a marca do snack Doritos, que passou a ser igual em todas as partes do mundo. Agora, você reconhece o visual vermelho do salgadinho picante em qualquer viagem!

Foi uma forma de aproximar a marca ainda mais do público jovem, que valoriza bastante ideias cosmopolitas.

E esse não é o único acerto da marca! Para demonstrar seu apoio à diversidade, em junho de 2017 ela coloriu a embalagem com as cores do arco-íris no mês do Orgulho LGBT!

Essas são apenas algumas embalagens campeãs na criatividade, que conseguem aliar um visual único a grande funcionalidade! Ficou inspirado? Siga a Samplify nas redes sociais e receba muito mais dicas para ter cada vez mais sucesso no seu negócio!

2018-07-24T01:50:59+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Marcus Thadeu, 32, meio publicitário, meio economista com MBA em Mercado Financeiro pela FIPE/USP. Tem mais de 10 anos de experiência em empresas de diversos setores (BNP Paribas, Unilever, Enox), sempre medindo o resultado das coisas. Lidera a agenda de Produto da Samplify. Pós verdade, pós consumo e pós capitalismo são temas de seu interesse. Compreender Chet Baker e teoria das cordas são objetivos de longo prazo.

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