10 coisas que todo marketeiro precisa saber sobre a CES

A CES — International Consumer Eletronics Show — é uma feira profissional que acontece todo ano, desde 1967, em Las Vegas. Nesse evento, são apresentados avanços tecnológicos que, até então, não estão abertos ao público, buscando atingir, principalmente, os profissionais de comunicação, engenharia e tecnologia.

Neste ano, a CES 2019 trouxe diversos temas incríveis, além de muita diversão e muita reflexão para o futuro do mercado, o que permite que os profissionais de marketing reflitam sobre os próximos passos, como por exemplo: jornada de compra, o diálogo com o consumidor e suas expectativas com o avanço tecnológico.

Pensando nisso, trouxemos algumas coisas importantes sobre a CES 2019 que você precisa saber. Continue a leitura!

1. Propósito do evento

O propósito do evento é apresentar incríveis avanços tecnológicos, que podem mudar a nossa forma de fazer coisas simples no dia a dia. Algumas tecnologias podem, de fato, parecer muito futurísticas, mas o evento traz avanços pensando no futuro, nas necessidades que surgirão de acordo com a evolução do mercado e nas novas demandas do consumidor.

Para o bom profissional de marketing, a CES 2019 foi uma oportunidade para abrir a mente e encontrar mais inspiração para dar sequência aos trabalhos realizados.

2. Tecnologia e marketing

Um dos fatores mais marcantes no evento é a relação entre a tecnologia e o marketing. Para quem quer se destacar no mercado e melhorar a relação com o consumidor, a CES 2019 foi uma excelente oportunidade para identificar as crescentes necessidades do cliente, que começam a surgir junto ao avanço da tecnologia.

Junto a isso, vem a possibilidade de transformar tecnologia em experiência diferenciada para o consumidor, tornando todo o processo de compra e consumo diferenciado e sedutor.

A tecnologia é o braço direito do marketing, e para que o profissional esteja apto a trabalhar da melhor maneira possível, é preciso ficar de olho nas tendências e nas demandas do mercado.

3. Avanços tecnológicos

Os avanços tecnológicos apresentados podem nos mostrar várias possibilidades dentro do consumo nos próximos anos. Desde avanços simples, dentro do dia a dia de aparelhos móveis, até uma nova forma de locomoção: tudo isso mostra como a ansiedade do consumidor está cada vez melhor, e a busca por praticidade no dia a dia é uma realidade.

Essa é a hora de as empresas pensarem em como estão entregando comodidade e praticidade para os clientes: existem outras maneiras de fazer o que você faz agora? É possível otimizar os negócios e deixar o cliente ainda mais satisfeito?

Os avanços tecnológicos tentam levar cada vez mais comodidade para os clientes, tornando suas rotinas mais simples e fáceis. Sua empresa já começou a atender essa necessidade?

4. Inteligência artificial

A inteligência artificial é um dos temas mais falados da CES 2019, além de ser uma grande curiosidade do público.

Avanços, como sistemas inteligentes para carros, computadores, assistentes de bate-papo em sites e outras possibilidades, são discutidos nos eventos de tecnologia e mostram um mundo de novas oportunidades para as empresas.

A LG, durante a CES, apresentou sua inteligência artificial, chamada ThinQ. A ThinQ irá mudar a forma com que os clientes lidam, no dia a dia, com os eletrodomésticos. Nesse contexto, os aparelhos serão conectados entre si, e a comunicação é feita através do Google Assistente.

Assim, é possível que os eletrodomésticos consigam entender o contexto em que são usados: o aspirador de pó conhece a planta da casa e, sozinho, é capaz de limpar todo o ambiente. O ar-condicionado, por sua vez, identifica em quais horários do dia é mais utilizado e se adapta às rotinas e necessidades.

Pensando de forma ainda mais ousada, a ThinQ seria capaz de identificar as expressões faciais dentro do carro, e com base nisso controlar alguns fatores, como música, temperatura e luminosidade!

5. Mercado automobilístico

O mercado automobilístico também está carregando mudanças. O GPS e algumas funcionalidades, como o Bluetooth, foram grandes avanços durante os últimos anos. No entanto, a CES 2019 trouxe novas possibilidades que unem a conexão e a tecnologia aos automóveis, levando cada vez mais inteligência e praticidade.

Imagine um contexto em que você pode, por exemplo, programar o seu carro, que, agora, identifica qual é a rota de acordo com o dia e o horário que você está saindo. Os automóveis se unem à inteligência artificial e podem trazer cada vez mais vantagens para o público.

Isso também está ligado ao mercado, de modo geral. A forma como as entregas de produtos comprados virtualmente são feitas pode ser diferente, graças a mudanças marcantes nesse segmento.

6. Jornada do consumidor

A jornada do consumidor também deu uma chacoalhada no evento. A CES 2019 mostrou que precisaremos repensar a forma como trabalhamos o processo de compra e a jornada do consumidor.

Mesmo que o marketing e a análise de dados estejam sendo feitos de forma inteligente e estratégica, o futuro de todas essas disrupções e comodidades é construir uma comunicação em que o comportamento do consumidor seja realmente compreendido pelas empresas.

O consumidor está mudando e seguirá em transformação, por isso, precisamos tornar a interação cada vez mais pessoal, inteligente e personalizada.

7. Serviços por voz

A Siri, do sistema operacional iOS, é um bom exemplo de serviço por voz. Essa tendência está crescendo e pode ser abordada em diversos mercados, criando estratégias focadas em entretenimento ou utilidade.

No caso de uma empresa com estratégia voltada à utilidade, por exemplo, é possível criar FAQs inteligentes e até instruções para o uso de produtos e serviços específicos.

A Kohler, uma fabricante de móveis, mostrou um banheiro com comando de voz, totalmente equipado e conectado. O Kohler Konnect, nome da interface desenvolvida pela empresa, funciona com o auxílio da Alexa, a assistente de voz da Amazon, que permite que o usuário controle tudo o que for necessário dentro do banheiro, com facilidade.

Neste lançamento, o usuário consegue controlar a temperatura do assento, dar descarga, trocar a pressão do chuveiro e até escolher músicas de suas playlists usando apenas o comando de voz. Incrível, não é?

8. Produtos inteligentes

Todos os produtos podem ser otimizados. A marca chinesa Monit apresentou, na CES 2019, um projeto muito interessante, de uma fralda inteligente que foi lançada na Coreia do Sul e no Japão ao fim de 2018.

O dispositivo é conectado na parte externa da fralda e manda notificações diretamente aos smartphones dos pais, sempre que existe a suspeita de que houve a evacuação e está na hora de trocar a criança. O aparelho também ajuda a coletar informações relevantes sobre o consumo de fraldas, como está o ciclo de sono do bebê e a frequência com que ele evacua.

Pensando em casa inteligente, a GE lançou um exaustor com tela, que ajuda a controlar todos os itens da casa. Através de um tablet acoplado no exaustor, é possível gerenciar os outros eletrodomésticos inteligentes, permitindo então monitorar o fogão, controlar câmeras de segurança, consultar receitas online, dentre outras funcionalidades, através unicamente do exaustor. As vendas estão previstas para o segundo semestre, e prometem ser um sucesso.

Quando o assunto é geladeiras, a Samsung não deixa a desejar. Com lançamento previsto para março nos EUA, a empresa apresentou uma geladeira inteligente com funcionalidades até então inéditas no mercado.

O produto permite visualizar quem está tocando a campainha, monitorar o sono dos filhos, dentre outras possibilidades. É possível integrar vários dispositivos inteligentes e, através da tecnologia, controlar cada um deles. Ainda, com um aplicativo instalado no seu smartphone, é possível conferir o que tem dentro da geladeira, direto pelo celular.

9. Robôs

Os robôs estão chegando ao mercado e foram um espetáculo diferenciado na CES 2019. Eles trazem funcionalidades que prometem ajudar os clientes no dia a dia em tarefas simples que acabam consumindo tempo, permitindo que menos horas sejam gastas em trivialidades, e mais, em questões que realmente importam.

10. Smartphones e televisões

Os smartphones estão ficando cada vez mais tecnológicos. A CES 2019 discutiu bastante o futuro das telas, sejam de TVs, sejam de celulares. A Royole, uma empresa americana, apresentou um celular de tela dobrável.

Um outro assunto que deu o que falar no evento foi a parceria entre Samsung e Apple! É isso mesmo: as empresas estrelaram a parceria, em que as televisões da Samsung terão acesso aos programas e filmes da Apple. Interessante, não é?

A LG também apresentou novidades incríveis: uma televisão com tela fina (espessura de dois milímetros) e que pode ser enrolada! Essa tecnologia não prejudica a qualidade, que permite a exibição de imagens em 4K.

A CES 2019 foi um sucesso e trouxe várias novas perspectivas para o mercado. Você, enquanto profissional de marketing e tecnologia, está acompanhando todos os avanços e novas possibilidades para os próximos anos?

Agora, conheça a martech e descubra como a tecnologia pode transformar a sua forma de fazer marketing. Confira nosso artigo sobre o tema: “O que é martech? Entenda como a tecnologia pode potencializar o seu marketing“.

2019-02-13T21:22:42+00:00Por |0 Comentários

Sobre o Autor:

Marcus Thadeu, 32, meio publicitário, meio economista com MBA em Mercado Financeiro pela FIPE/USP. Tem mais de 10 anos de experiência em empresas de diversos setores (BNP Paribas, Unilever, Enox), sempre medindo o resultado das coisas. Lidera a agenda de Produto da Samplify. Pós verdade, pós consumo e pós capitalismo são temas de seu interesse. Compreender Chet Baker e teoria das cordas são objetivos de longo prazo.

Deixar Um Comentário